“Na época já havia algo que me impedia de abandoná-la. Não a conhecia bem, nunca tínhamos trocado uma palavra, mesmo competindo continuamente entre nós, na classe e fora dela. Mas eu sentia confusamente que, se tivesse fugido com as outras meninas, lhe teria deixado algo de meu que ela nunca mais me devolveria”

FERRANTE, Elena. A amiga genial.

 

Lenu e Lila são amigas que se conheceram e se ligaram ainda crianças. A vida das duas é marcada por uma competição por vezes velada, noutras declarada e às vezes sorrateira. Esse livro faz parte da tetralogia napolitana de Elena Ferrante. Os quatro livros retratam a vida das amigas e dos habitantes do mesmo bairro pobre de Nápoles, Itália. É um romance de formação, narrado por Lenu (Elena Grecco) desde a infância até a idade adulta, por volta dos 60 anos. A Amiga Genial é o primeiro livro da tetralogia e deu origem ao seriado My brilliant friend da HBO.

As amigas não apenas competem, elas também se amparam e se fortalecem. Uma precisa do sucesso da outra, bem como da aprovação e do incentivo para prosperar.

As personagens Lenu e Lila em cena da série My Brilliant Friend da HBO.

A personagem Lila (Raffaela Cerullo) para de estudar na fase elementar, o que parece corresponder ao ensino básico, no Brasil até o 5º ano. Embora fosse extremamente inteligente, os pais acreditavam ser melhor para a família se ela parasse de estudar para trabalhar ajudando a mãe ou na sapataria do pai. Lenu, apesar de ser tão pobre quanto Lila e de a mãe e o pai também acreditarem que era melhor para a família que ela trabalhasse e ajudasse os irmãos com os estudos, recebe o apoio da professora Oliviero, que os convence a deixar a menina prosseguir com os estudos no Liceu.

Quando Lenu tem dificuldades para aprender latim, Lila vai à biblioteca da escola elementar do bairro, pega livros de latim emprestados e aprende sozinha, depois ajuda a amiga a entender a língua. Isso estimula Lenu que prossegue com os estudos se tornando a melhor aluna do liceu. Em outro ponto, Lenu ajuda Lila a se livrar de um casamento por conveniência, arranjado pelo pai. Esse tipo de episódio acontece várias vezes ao longo da trama.

Histórias de mulheres que se ajudam, ao contrário do que o senso comum impregnado de machismo pode dizer, são cotidianos. Assim como nas amizades masculinas, por vezes há competição e erros de percurso, mas não se pode atribuir superficialidade ou quaisquer outros aspectos negativos, como características exclusivas de relacionamentos entre mulheres.

Enquanto lia as partes de A amiga Genial em que a amizade fortaleceu as personalidades e as carreiras de Lenu e Lila, lembrei de várias ocasiões vividas por mim e minhas amigas e de dois casos específicos de sororidade entre mulheres que são grandes ícones da cultura brasileira e mundial. Esses casos seriam os de Elis Regina e Rita Lee e o de Marilyn Monroe e Ella Fitzgerald.

https://www.youtube.com/watch?v=ghUnVxgXvus

Na foto, Elis e Rita cantando juntas. No vídeo, elas comentam a origem da música Doce de Pimenta, composta por Rita Lee e Roberto de Carvalho.

No livro, Elis: Uma biografia musical, de Arthur de Faria, há uma passagem sobre como começou a amizade entre Elis Regina e Rita Lee. Elis, que já foi uma militante contra as guitarras elétricas, embora depois tenha aderido ao instrumento, se solidariza com a cantora Rita Lee quando ela grávida vai presa no ano de 1976. Elis, entendendo que aquela prisão é arbitrária e que Rita, além de sua condição de gestante, teria muitas perdas econômicas, envia bilhete afetuoso à Rita e depois visita a colega de profissão na prisão. Elis usou sua influência de maior cantora do Brasil e ajudou Rita até sua saída da cadeia. Elas se tornam amigas e Elis deu uma mãozinha para Rita recuperar prestígio e se reerguer, dividindo com ela o palco. Em 1979, no disco Saudade do Brasil, Elis gravou a música Alô, Alô, Marciano, composta por Rita Lee e Roberto de Carvalho.

Na foto, Marilyn Monroe e Ella Fitzgerald.

Situação semelhante foi a de Marilyn Monroe que ouviu Ella Fitzgerald por indicação de seu professor de música e ficou encantada com a qualidade da cantora de jazz. Entrou então em contato com o empresário de Ella e articulou apresentações com o dono da casa de shows Mocambo em Los Angeles. Mocambo era a casa de shows mais badalada da Califórnia, frequentada por pessoas como Sophia Loren e Clark Gable. O estabelecimento recebia poucos artistas negros para performar. Para fazer com que Ella fosse aceita, Marilyn se comprometeu a estar na primeira fila todas as noites da temporada. Assim nasceu uma amizade forte de companheirismo entre duas das mais famosas artistas do mundo.

A ficção e a realidade mostram a cumplicidade entre mulheres fortes e como essas ações fortaleceram as amizades.

Agradecimentos a todas as minhas amigas, incluindo minha irmã Isabela. Vocês são inspiração e, por muitas vezes, foram o empurrãozinho que destravou minha vida.

FERRANTE, Elena. A Amiga Genial. Tradução: Maurício Santana Dias. São Paulo: Biblioteca Azul, 2017.
FARIA, Arthur de. Elis: uma biografia musical. Porto Alegre: Arquipélago, 2015.

COSTANZO, Saverio. My Brilliant Friend. HBO: EUA e Itália, 2018.

Vídeos acessados em 14/01/2021: